resonsabilidades-sindico

Quais são todas as responsabilidades de um síndico? Confira.

As responsabilidades do síndico em um condomínio são muito importantes para manter uma boa administração e a ordem no local, garantindo a satisfação dos condôminos.

Ser síndico de um condomínio não é fácil e não é para qualquer um. Todos os dias ele tem que cuidar de assuntos dos condôminos para garantir a sua satisfação e o seu bem-estar no local em que eles moram, além de ter que cuidar de assuntos financeiros, como a folha de pagamento dos funcionários e os gastos da empresa.

Entretanto, além dessas, existem mais diversas outras funções e responsabilidade que são atribuídas a um síndico de condomínio e hoje listaremos para você quais são elas!

O que um síndico faz em um condomínio?

De todas os profissionais que trabalham dentro de um condomínio, podemos afirmar que o síndico é o órgão mais importante e que mais tem atuação no local.

Ele cuida de todos os assuntos jurídicos e financeiros da empresa, além de cuidar de assuntos dos moradores do condomínio, como fazer uma ótima gestão de conflitos.

Além disso, como o síndico é escolhido devido a uma eleição realizada na assembleia ordinária dos condôminos, ele representa ativa e passivamente o condomínio, seja dentro ou fora dele, respondendo sempre por atos necessários à defesa do interesse comum.

Tendo isso em vista, uma das maiores responsabilidades do síndico é para com os condôminos de seu condomínio, no papel de representação de toda a sua comunidade, tendo um mandato de até 2 anos, reconhecido judicialmente em um registro no cartório de registros de documentos.

Entretanto, mesmo que seja remunerado para tais tarefas, um síndico não é considerado e nem registrado como um funcionário do condomínio, visto que ele foi eleito para receber tal cargo. Por isso, nenhuma norma trabalhista será aplicada a este profissional enquanto administrador do local.

Mas além das responsabilidades para com os moradores, quais são as outras responsabilidades que este profissional tem para com o condomínio? Confira abaixo!

Responsabilidades de um síndico

Existem diversas responsabilidades para ele dentro de um edifício, entretanto podemos separá-las por categorias: as fundamentais, as civis e as criminais, mas mesmo que exista a classificação fundamentais, todas essas responsabilidades de um síndico são importantes para estabelecer uma boa administração no condomínio.

Responsabilidades fundamentais

Devido ao síndico ser um profissional que responde judicialmente ao seu condomínio e à comunidade que o elegeu, as responsabilidades que ele tem com eles são determinadas nas leis, no código civil, e estão presentes no artigo 1.348. São elas:

  • Representar o condomínio em juízo ou fora dele;
  • Cuidar da conservação e das áreas comuns do patrimônio do condomínio;
  • Convocar reuniões de Assembleia;
  • Defender os interesses comuns dos condôminos;
  •  Cumprir e fazer cumprir as determinações, convenções e decisões de regime interno da assembleia;
  • Prestar serviços de manutenção do condomínio e, ao identificar um equipamento quebrado ou algum outro dano no patrimônio, mandar repará-los.
  • Realizar a prestação de contas anualmente (sendo uma das responsabilidades do síndico obrigatória);
  • Buscar evitar a inadimplência dos condôminos, fazendo sempre a fiscalização das taxas condominiais, e impor multas, caso seja necessário;
  • Elaborar a previsão orçamentária anual;
  • Contratar e guardar a apólice de seguro do condomínio.

Responsabilidades criminais do síndico

Previstas pelo parágrafo II do artigo 1.348 do código civil, também é de responsabilidade do síndico os seguintes assuntos criminais, dos quais ele pode responder judicialmente:

  • Negligenciar a cobrança de condôminos inadimplentes;
  • Exposição de condôminos inadimplentes, pois poderá acarretar em uma ação por danos morais;
  • Crimes contra a honra, sendo eles a: Calúnia, difamação e injúria;
  • Apropriação indébita dos fundos do condomínio;
  • Apropriação indébita previdenciária dos funcionários;
  • Negligenciar manutenção e reparos do condomínio e de seus equipamentos;
  • Acidentes com funcionários em horário de trabalho;
  • Quando ocorre prejuízos à terceiros ou aos condôminos;
  • Realizar obras sem a autorização da assembleia ordinária dos condôminos;
  • Além de ser de responsabilidade a omissão de atos realizados no condomínio.

Também é de responsabilidade civil do síndico realizar ações em defesa do patrimônio condominial, dos interesses e dos direitos dos condôminos.

Todas essas responsabilidades do síndico são essenciais para ele manter a ordem e uma ótima administração em seu condomínio.

Por isso, para ajudá-lo com isso, a Mafra & Salgado disponibiliza diversas soluções, desde assessoria para síndicos até a implantação de portarias virtuais para que esses profissionais cresçam e consigam fazer o seu condomínio crescer ainda mais, sempre trazendo a melhor qualidade e o melhor profissionalismo para com os seus condôminos e seus funcionários. Conheça as nossas soluções!

Equipe Mafra & Salgado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *