habilidades-de-um-sindico

Quais são as principais habilidades que um síndico precisa ter!

Para obter sucesso em seu condomínio, o síndico precisa ser habilidoso no que faz. Conheça as principais habilidades que um síndico precisa ter para que isso aconteça!

Ser síndico em um condomínio não é fácil. Você precisa administrá-lo e organizá-lo, tanto financeiramente quanto fisicamente, além de ter que gerenciar conflitos entre os condôminos.

Para conseguir fazer toda essa administração sem ficar sobrecarregado com as tarefas das quais ele é destinado a fazer e obter sucesso, um síndico precisa ter diversas habilidades que o ajudarão a se organizar e a gerenciar o seu condomínio, e hoje apresentaremos quais são as principais habilidades que um síndico precisa ter para fazer a gestão e obter sucesso em seu local de trabalho!

Ter o conhecimento das leis e de finanças

Em um condomínio o síndico é o “gestor chefe” do local. Ele cuida de todas as finanças da empresa e administra todos os seus recursos.

Suas atividades principais são o controle do fluxo de caixa, administrar as contas a pagar e a receber, fazer a folha de pagamento dos funcionários, organizar as finanças, entre outras, além de atividades que precisam de conhecimentos jurídicos, como a contratação de uma empresa terceirizada.

Por isso, para obter uma ótima gestão em seu condomínio, uma das principais habilidades que um síndico precisa ter é o conhecimento das legislações, principalmente das que regulamentam a terceirização, e de finanças, para conseguir organizar a parte financeira da empresa.

Tenha sempre disponibilidade

Em um condomínio, além de lidar com as finanças e com a leis que o regem, o síndico precisará estar o tempo todo lidando com os condôminos que moram no local, atendendo a seus pedidos, suas dúvidas e suas necessidades de vez em quando.

Nem sempre os moradores tentarão obter contato com o síndico em horário comercial ou de expediente, às vezes eles irão contactá-lo em diversos horários do dia, tornando primordial que o profissional tenha disponibilidade para atendê-lo, tendo isso como uma das principais habilidades que o síndico precisa ter ou adquirir para administrar um condomínio.

Ter organização é muito importante na rotina de um síndico

Organização e planejamento é essencial todos os tipos de trabalhos e serviços, sobretudo aquele que exige uma rotina com diversas atividades como as de um síndico.

Ela ajudará que todas as atividades e funções sejam feitas e exercidas da melhor maneira possível, sem que haja algum imprevisto em algo que possa prejudicar os processos que são feitos em um condomínio.

Ter uma boa comunicação também é importante e essencial para uma boa gestão

Apesar de estar sempre lidando com a parte financeira do condomínio, a maior tarefa de um síndico é lidar com pessoas, tanto com os moradores do local, quanto com os funcionários também. Para que isso seja um sucesso, uma das principais habilidades que o síndico precisa ter é a boa comunicação, além de uma ótima educação para quando for colocado sobre situações que poderão fazê-lo perder a paciência.

Muitas das vezes haverá conflitos entre os condôminos e o síndico terá que ser o mais paciente e o mais imparcial possível para que ele faça uma ótima gestão de conflitos em seu condomínio.

Nessas mediações ele terá que ouvir sempre os dois lados da história e ter uma ótima cordialidade na hora de resolver a situação.

Essa são as principais habilidades que o síndico precisa ter e na Mafra & Salgado nós sabemos o quão elas são importantes para que eles façam uma ótima gestão em seu condomínio.

Por isso, uma das principais soluções que oferecemos é o de assessoria para síndicos onde, através de uma equipe especializada em gestão de condomínios, o ajudamos a adquirir as habilidades necessárias para que ele consiga fazer a melhor gestão e ser um sucesso como síndico!

Além de oferecermos diversas outras soluções como portarias virtuais, Pick Box e Facilities. Conheça mais sobre nossas soluções!

Equipe Mafra & Salgado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *