previsao-orcamentaria

Previsão orçamentária: o que é e como fazer no seu condomínio!

Entenda o que é e como fazer uma previsão orçamentária e porque ela é tão importante para o planejamento financeiro de seu condomínio.

Sendo essencial para montar e manter o planejamento financeiro do condomínio, fazer a previsão orçamentária é muito importante para que todas as necessidades do empreendimento sejam atendidas ao longo do ano. Entretanto, como podemos elaborar essa previsão em nosso condomínio? Descubra agora!

O que é a previsão orçamentária?

Antes de sabermos como elaborá-la, é importante ter o conhecimento sobre o que é esse tipo de previsão e em que ela irá ajudar para com as necessidades de seu condomínio.

A previsão orçamentária é um processo de análise e planejamento sobre como será gasto todo o dinheiro que entra no caixa do condomínio ao longo do ano, desde as taxas condominiais até os valores dos aluguéis das áreas comuns e de lazer, como o salão de festa, por exemplo.

Essa previsão deve ser apresentada pelo síndico e pelo seu conselho fiscal, obrigatoriamente, pelo menos 1 vez por ano, nas reuniões da assembleia geral, no início ou no fim do ano, entretanto, essa escolha fica por conta das normas estipuladas pela convenção do condomínio.

Além disso, devido a análise e planejamento financeiro, se a previsão orçamentária for bem feita, poderá acarretar, inclusive, a uma diminuição nas taxas condominiais pagas pelos condôminos, conseguindo a melhoria da vida na comunidade e a valorização do imóvel, mas sempre levando em conta as necessidades do condomínio e de seus moradores.

Como fazer a previsão orçamentária condominial?

Para realizar uma boa previsão orçamentária é necessário que o síndico e o conselho fiscal montem uma relação com todas as despesas que eles tiveram ao longo do ano no condomínio. Nessa relação deve conter as seguintes despesas:

  • O valor do seguro do condomínio ou seguro condominial;
  • A folha de pagamento de todos os funcionários da empresa;
  • Pagamentos de impostos;
  • Pagamento de 13º salário, rescisões contratuais, férias e afins;
  •  Contribuições Previdenciárias;
  • Contratos com prestadora de serviços;
  • Equipamentos de segurança;
  • Manutenções preventivas;
  • Material de escritório e de limpeza;
  • Custo com contas de água e de luz.

Além disso, é importante que você coloque nessa relação as despesas sazonais, ou seja, aquelas que são gastas apenas de vez em quando ou em um único período do ano, por exemplo, devido as pessoas tomarem mais banho ou precisarem de mais água em períodos quentes como o verão, as despesas com a conta de água tende a aumentar no condomínio nessa época.

É importante também, sempre deixar uma margem para algum imprevisto que possa acontecer em que você tenha que usar uma parte do seu orçamento para cobrir esse imprevisto, por isso, é bom sempre arredondar o valor de cada uma de suas despesas, para que sobre uma parte do orçamento que irá planejar para esses acontecimentos.

Faça uma análise sobre as despesas futuras de seu condomínio

Além de fazer uma relação de todas as despesas que se terá conforme o ano, é importante também analisar quais serão seus gastos no próximo ano. Por exemplo, se você e o seu conselho estão planejando em fazer uma melhoria nas partes estruturais do condomínio ou alguma outra obra que precisará ser feita, é essencial colocar o valor que será gasto na relação em que você fará para realizar a previsão orçamentária.

Determine as urgências de seus gastos

Para ter uma previsão orçamentária mais próxima da realidade, é essencial, também, que, da relação de despesas que você fez, determine quais são os gastos que terá mais urgência de serem cobertos, para não prejudicar a parte financeira de seu condomínio.

Após a coleta de todos esses dados das despesas que o condomínio terá ao longo do ano e do próximo, deve-se colocá-los em uma planilha de previsão orçamentária, somá-los e dividi-los por 12, obtendo assim a sua previsão.

Contrate uma empresa de gestão de condomínios

Uma empresa de gestão de condomínios é especialista em gestão e administração condominial, por isso, a contratação dela é muito importante para auxiliar o síndico a ter e fazer uma boa previsão orçamentária, além de auxiliá-lo na apresentação desta para a assembleia geral do condomínio.

Na Mafra & Salgado, por exemplo, oferecemos diversas soluções para o seu condomínio, dentre eles está o serviço de assessoria para síndicos, onde uma equipe especializada irá auxiliá-lo em todos os setores do condomínio, desde a parte financeira até nas melhores soluções de prestação de serviço para o seu condomínio, focando sempre na qualidade e na excelência de nosso trabalho.

Equipe Mafra & Salgado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *