Gestão de pessoas – Confira 7 dicas para aplicar no seu condomínio!

Ter uma boa gestão de pessoas no condomínio é fundamental para o sucesso da sua administração!

Com tantos moradores em um condomínio, é muito comum haver conflitos entre os condôminos e até mesmo com o síndico, seja por causa de alguma ideia que não gostaram, mas foi implementada devido a democracia que há no local, ou porque existe alguma inadimplência.

Ter uma boa gestão de pessoas trará para o seu edifício uma redução de conflitos, maior cooperação e participação dos moradores, além de gerar a satisfação deles e diminuir as dores de cabeça do síndico.

Por isso, no post de hoje da Mafra&Salgado, te daremos 7 excelentes dicas para aplicar no seu condomínio e ter sucesso não só na gestão de pessoas, mas na sua completa administração. Continue lendo e confira!

1 – Esteja sempre disposto a ouvir

Para realizar uma ótima administração condominial, você precisa ser um líder e não um chefe. O síndico é eleito, em um processo democrático, para liderar as decisões acerca do edifício.

A diferença entre alguém que sabe chefiar e liderar dentro de uma empresa, também vale para um condomínio. Chefes mandam os seus funcionários fazerem as coisas. Líder, os escuta.

Em um edifício, você foi eleito para saber liderar. Por isso, é muito importante que ouça os seus condôminos, considere os seus questionamentos e evite centralizar as decisões, sobretudo as mais importantes, contando sempre com a participação deles ou do conselho. Para uma ótima gestão de pessoas, é essencial que as medidas sejam tomadas com o consentimento de todos os agentes do condomínio.

2 – Para descentralizar as suas decisões, promova mais participação dos seus condôminos

Descentralizar as decisões essenciais do condomínio é fundamental para garantir a melhor gestão de pessoas na sua administração. Contudo, segundo estudos e pesquisas do instituto Datafolha, mais de 54% dos moradores não participam das reuniões e assembleias gerais realizadas no local.

Essa evasão nas reuniões acontece muito por causa de diversos fatores, como alguns conflitos e discussões que possam ocorrer, reuniões longas e maçantes, dentre muitos outros. Para promover uma maior participação deles, você deve criar ambientes mais descontraídos, onde se sintam confortáveis de estar e leves. Para isso, você pode marcar assembleias com participação mais coletiva, onde as pessoas podem realizar comentários positivos sobre algum projeto realizado e comentar notícias boas.

3 – Busque sempre o aperfeiçoamento

O aprendizado é contínuo. Todos os dias surgem novas ideias, novas tecnologias, que mudam a forma como as pessoas exercem suas tarefas. Para uma boa administração, o síndico precisa não só estar capacitado, mas buscar sempre o aperfeiçoamento.

Para isso, busque se atualizar sobre as novidades no mercado condominial, novas maneiras de realizar uma ótima gestão e, principalmente, ouça a opinião dos seus condôminos acerca da sua atuação perante o edifício. Acate essas opiniões, filtre-as e evolua com elas, para trazer bons resultados para seu condomínio.

4 – Seja transparente na sua gestão

Uma das coisas mais essenciais para uma ótima gestão de pessoas no condomínio, sem dúvida, é a transparência. Ela é fundamental para deixar os seus condôminos a par de todas as situações, projetos e ações que acontecem no edifício. Com isso, evitará centralização de decisões e surpresas negativas.

Para colocar a transparência em prática dentro do seu condomínio, você pode marcar assembleias para expor as necessidades e situações do empreendimento para envolver os moradores e fornecer periodicamente um balanço financeiro do condomínio, para que eles vejam como estão sendo gastas as taxas condominiais que pagam mensalmente.

5 – Mantenha comunicação constante com todos os agentes do condomínio

O condomínio não sobrevive apenas com os moradores. Há todo um conjunto de agentes como colaboradores, empresas terceirizadas, dentre tantos outros, para que ele funcione perfeitamente. Por isso, é muito importante manter uma boa comunicação com todos eles. Busque entender os problemas e necessidades do condomínio e conversar sobre propostas de soluções dessas falhas. Além disso, é muito importante levar aos seus colaborados, os feedbacks e sugestões dos condôminos acerca deles, bem como os elogios, para melhorar a sua produtividade.

6 – Dê treinamento aos seus funcionários e colaboradores

Para que os seus funcionários e colaboradores se adaptem à rotina do condomínio é muito importante capacitá-los e oferecer constantes treinamentos. Para isso, busque apresentar os funcionários aos moradores e colegas de trabalho assim que eles iniciarem seus serviços dentro do condomínio. Além disso, é essencial que o treinamento seja com base no regimento e nas regras do edifício.

7 – Desenvolva rotinas de trabalho

Criar rotinas de trabalhos também é essencial para melhorar não só a gestão de pessoas, mas do condomínio como um todo. Para isso, você pode elaborar um checklist de afazeres que devem ser realizados todos os dias e criar um cronograma com todas as atividades. Além disso, é muito importante também que forneça melhores condições de trabalho, desde equipamentos de segurança até os regimentos das leis trabalhistas.

Equipe Mafra&Salgado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *