Coronavírus em condomínios – Como conter a proliferação da doença?

Essas dicas podem vão ajudar a conter a proliferação do Coronavírus em seu condomínio nesse momento pandêmico em que estamos vivendo!

Diante da pandemia do COVID-19 que tem parado o mundo nos últimos meses e o Brasil nas últimas semanas, muitas pessoas que moram em condomínio ficam se perguntando como poderiam se proteger da doença, uma vez que ela pode sobreviver até 3 dias em uma superfície e os moradores compartilham o mesmo elevador, o mesmo hall de entrada, a mesma escada, entre outros.

Por isso, é muito importante que você tenha em mente que algumas coisas precisarão ser mudadas nesse momento de crise para que consigam conter a proliferação do Coronavírus em condomínio, e por isso, no post de hoje da Mafra&Salgado, te daremos algumas dicas essenciais de como você pode fazer isso!

Poucas pessoas nos elevadores

Uma das maiores formas de transmissão dos vírus e principalmente deste é por meio de contato físico ou gotículas que saem da boca do infectado, sendo a distância mínima para não correr o risco de pegar a COVID-19 de pelo menos 1 metro.

No entanto, em um elevador não há como ocorrer esse distanciamento devido ao espaço, então, uma das melhores formas de conter o Coronavírus em condomínio é você colocar uma restrição da quantidade de pessoas que podem entrar no elevador ao mesmo tempo, visto que a maioria dos transmissores são assintomáticos.

Limpeza frequente dos lugares mais frequentados

Como citado acima, um dos maiores meios de transmissão da doença é por meio de superfície em que a pessoa infectada toca. Por isso, é muito importante que durante essa pandemia você aumente as limpezas de todos os lugares mais frequentados do condomínio, como em elevadores, hall de entrada, entre outros.

Entretanto, tenha sempre em mente de que a limpeza deve ser feita com produtos que podem matar esse vírus, como o álcool, por exemplo, pois assim você evitará a propagação do Coronavírus em seu edifício.

Diminua as chances de haver aglomerações no condomínio

Em um condomínio podem haver diversos espaços de lazer para as pessoas se socializarem, como um parquinho infantil ou o salão de festas e de jogos, lugares ideias para a proliferação do Coronavírus.

Por isso, é muito importante que durante esse tempo você coloque algumas restrições a frequentação desses locais para não haver o risco de muitas pessoas de seu edifício pegarem e transmitirem a doença.

Deixe álcool em gel no hall de entrada à disposição dos funcionários e moradores do condomínio

Sabemos que está havendo uma certa dificuldade para a compra de álcool em gel não só nos supermercados e farmácias, mas nos fornecedores também. Entretanto, é muito importante que você procure e pesquise fornecedores que tenham para que consiga adquirir uma quantidade para o Hall de entrada do condomínio.

Nele há uma grande movimentação de pessoas mesmo em quarentena, pois haverá moradores que trabalham em serviços essenciais como indústrias alimentícias e hospitais e precisam ir para os seus trabalhos, além dos funcionários que precisam trabalhar no local.

Por isso, é muito importante que deixe um álcool em gel para quando eles chegarem puderem fazer a higienização antes mesmo de entrarem nos elevadores e outras áreas do local para se tiverem com o vírus em suas mãos não correrem o risco de transmitir para os outros condôminos ou funcionários.

Desmarque as assembleias e eventos do condomínio

As assembleias e outros eventos costumam ser lotados e com a presença de pelo menos 1/3 dos condôminos, por isso, para evitar a proliferação, é muito importante que desmarque todas as assembleias condominiais bem como eventos festivos e outras reuniões até a situação pandêmica no país melhorar.

Se não estiver no grupo de risco, se ofereça para ir ao mercado ou na farmácia no lugar das pessoas que são.

O COVID-19 é uma doença muito perigosa para as pessoas mais velhas ou que possuem algumas comorbidades como doenças respiratórias, hipertensão e diabetes. Por isso, uma ótima forma de evitar a proliferação do Coronavírus em condomínio e evitar que ele atinja essas pessoas é você se oferecer para ir ao supermercado ou a farmácia para eles nesse momento pandêmico (claro, se também não estiver nesse grupo).

Para isso, coloque um aviso nos corredores ou nos elevadores para que eles consigam ver e entrar em contato com você caso precise. Entretanto, tenha sempre em mente que antes de entregar a mercadoria para eles é muito importante se higienizar.

Evite a proliferação do Coronavírus no condomínio com portaria virtual

Em uma portaria física, o porteiro tem bastante contato com os moradores e eles podem acabar proliferando a doença sem saber, colocando a vida de ambos em risco. Por isso, em momentos de crise e pandemia a implantação de uma virtual pode ser a alternativa ideal para você, pois além de evitar o contato dos moradores com os funcionários do condomínio, ajudará também a reduzir custos do mesmo.

Conheça as nossas soluções em portaria virtual!

Equipe Mafra&Salgado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *