Como funciona uma portaria virtual? Entenda os benefícios!

Descubra como funciona uma portaria virtual e entenda os benefícios que a contratação e a implantação dela trará para o seu condomínio!

Sendo uma das melhores alternativas para reduzir custos em condomínios, a portaria virtual ainda traz ótima segurança para os seus condôminos, por isso, muitos síndicos tem cogitado bastante a implantação desses tipos de portarias em seus condomínios, mas outros tantos ainda não sabem como elas funcionam. Por isso, no post de hoje, viemos mostrar a você como funciona uma portaria virtual e quais são os benefícios que a implantação dela traz.

Como funciona uma portaria virtual?

As portarias virtuais tem como principal objetivo reduzir custos e manter o condomínio que a implantou ainda mais seguro.

Para isso, as empresas de gestão e automação condominial utilizam equipes especializadas que detém o controle da portaria para fazer toda a parte de atendimento e gestão que uma física faria.

Para fazer a parte de atendimento, por exemplo, o interfone instalado na portaria ligará a pessoa que o tocou direto na central de atendimento onde se encontra a equipe especializada para fazer a gestão do local. O atendente conseguirá identificar a pessoa através de um sistema de monitoramento que será instalado na hora da implantação e conseguirá liberar ou não a entrada dela.

Além disso, a portaria virtual possui um botão do pânico que quando ativado, a equipe acionará a emergência imediatamente, para que consiga atender o chamado o mais rápido possível. Além de ter um total controle de todas as pessoas que entram e saem do condomínio, garantindo ainda mais segurança.

Entretanto, existem 3 tipos de portarias virtuais, e cada uma delas traz em suas funcionalidades uma diferenciação, inclusive, já citamos algumas diferenças entre elas em outras postagens aqui no blog.

São eles:

  • Portaria Remota: Esses são os tipos mais comuns para a instalação de uma portaria virtual e trazem as funcionalidades citadas acima;
  • Portaria Autônoma: As portarias autônomas trazem algumas funcionalidades da portaria remota, como as equipes especializadas que fazem a gestão de seu condomínio, entretanto, as funcionalidades de atendimento ficam por conta dos condôminos e dos funcionários autorizados, podendo, através de seu celular, identificar a visita para saber se libera ou não a sua entrada;
  • Portaria Híbrida: Quando se implanta uma portaria virtual, geralmente os síndicos estão buscando diminuir custos no condomínio, que se concentra, em sua maioria, na portaria, devido a contratação de porteiros 24 horas. Entretanto, muitos ainda veem a necessidade da contratação deles devido ao fluxo de pessoas serem maiores em algumas horas do dia, por isso, a portaria híbrida traz as funcionalidades das portarias virtuais, com as da física, colocando porteiros em horários com maiores fluxos nos condomínios.

A implantação de um desses modelos de portaria virtual trará ótimos benefícios para o síndico e para o condomínio, tais como:

Redução nos custos do condomínio

Estima-se que mais de 40% dos custos em um condomínio está relacionado à portaria. Isso acontece porque para manter ela ativa e monitorada 24 horas por dia, é necessário colocar, no mínimo, quatro porteiros para fazer esse monitoramento.

Com a implantação de uma portaria virtual isso não será necessário, pois terá uma equipe especializada fazendo o monitoramento de seu condomínio, ficando por conta da empresa de gestão de condomínios contratada esse gerenciamento de acesso.

Registro de entrada e saída no condomínio bem rigoroso

Além da redução de custos, a implantação de uma portaria virtual dará ainda mais segurança ao condomínio ao fornecer um registro bem rigoroso de todas as pessoas que entram e saem do local.

Redução do acúmulo de funções

Muitas vezes o síndico de um condomínio ou alguns de seus funcionários ficam muito sobrecarregados devido ao acúmulo de funções que eles têm no local.

Com a implantação de uma portaria virtual, além do gerenciamento e controle de acesso, a equipe especializada conseguirá auxiliar o síndico em todas as funções para qual é destinada uma portaria, desde como gerir os conflitos dentro daquele local até as situações financeiras do condomínio.

A terceirização da portaria e a contratação de uma empresa especializada em gestão de condomínios para fazer a implantação das portarias virtuais é essencial para o condomínio que queira reduzir alguns de seus custos e deixar o ambiente ainda mais seguro.

Por isso, na Mafra & Salgado oferecemos diversas soluções em portarias virtuais para fornecer o melhor serviço para o seu condomínio. Conheça os nossos produtos!

Equipe Mafra & Salgado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *