empresa-gestao-de-condominios

Como funciona uma empresa de gestão de condomínio? Quais suas vantagens?

As empresas de gestão de condomínio funcionam como uma colaboradora para diversas funções do síndico. Saiba mais sobre elas e descubra suas principais vantagens no texto abaixo! 

Ao longo das últimas décadas, entre o meio e o final do século XX, foi acontecendo uma imigração em massa de cidadãos que saiam dos setores rurais e iam para os grandes centros urbanos.

Com isso, o que era consideravelmente grande, passou a se tornar pequeno devido ao enorme número de pessoas, e a imensa aglomeração fez com que as empresas e o governo pensassem em novas moradias para esses cidadãos.

A alternativa ideal para que isso acontecesse foi criar ainda mais prédios e condomínios, que já existia, mas não era tão comum. Eles eram como um conjunto de residências dentro de um único local e os mais populares eram os prédios, que ocupavam menos espaço e fornecia residências para 15, 20, até mais de 100 pessoas e famílias diferentes.

Com uma grande quantidade de cidadãos morando no mesmo lugar, foi necessário a contratação de síndicos e empresas gestoras que fizessem toda a gestão do local.

Essas empresas de gestão de condomínio tinham e ainda têm como principal objetivo ajudar o síndico a manter a ordem e a segurança do edifício, auxiliando na parte financeira e na gestão dos condôminos também.

Entretanto, o principal questionamento dos administradores de condomínio acerca dessas empresas de gestão condominial é como elas funcionam, e é sobre isso que falaremos no post de hoje, além de suas principais vantagens!

Como funciona uma empresa de gestão de condomínios?

Tendo como principal objetivo manter a ordem do condomínio, como citado acima, a empresa de gestão condominial, quando contratada, irá auxiliar o síndico em todas as funções administrativas do local, bem como a gestão de pessoas, tais como os funcionários e os seus condôminos.

Algumas dessas principais funções são:

  • Realização de pagamentos de contas do condomínio;
  • Contabilizar despesas e receitas do local;
  • Gerenciar arquivos documentais;
  • Elaborar folhas de pagamentos;
  • Presença nas assembleias;
  • Assessoria a diversas reuniões;
  • Entre muitas outras.

Por que contratar uma empresa de gestão condominial?

Segundo Dephnis de Lauro, advogado especializado em condomínios e autor do livro “Condomínio: Conheça seus problemas” a contratação de uma empresa de gestão de condomínios é muito importante, visto que atualmente há uma série de exigências do poder público que um síndico sozinho não daria conta e que a gestora poderá ajudá-lo com isso.

Quais são as vantagens da contratação de uma empresa de gestão de condomínios?

A contratação de uma empresa de gestão condominial, por auxiliar o síndico, trará diversas vantagens para o seu condomínio, tais como:

  • Delegação de funções: O síndico possui muitas funções dentro de um condomínio, tanto administrativas quanto jurídicas, e a contratação de uma gestora irá ajudá-lo a não ter um grande acúmulo de funções, visto que ele delegará algumas administrativas para a empresa que estiver fazendo a gestão. Com isso, ele poderá voltar a sua atenção ainda mais para assuntos jurídicos do local, que é ainda mais importante;
  • Redução de moradores inadimplentes: A empresa de gestão de condomínios terá uma equipe especializada para fazer toda a administração do local e dentre esses profissionais também terão pessoas capacitadas e especializadas em cobranças de inadimplências, podendo reduzir consideravelmente esse número;

Além disso, possuirá diversas outras vantagens, como:

  • Funcionários mais qualificados;
  • Diminuição dos riscos de penalizações legais;
  • Redução dos gastos e despesas;
  • Consultorias em assembleias do condomínio;
  • Emissão de boletos para cobrança das taxas condominiais;
  • Colaboração na contratação de seguros;
  • Entre outras.

Além desse, quais outros serviços as empresas de gestão condominial podem oferecer?

Além de dar uma assessoria para o síndico em suas funções, as empresas que fazem a gestão de um condomínio também podem oferecer outros serviços como a implantação de uma portaria virtual no local ou a contratação e implantação de um armário inteligente, para melhorar a qualidade de entrega de produtos no condomínio.

Aqui na Mafra, por exemplo, oferecemos diversas soluções que podem ajudar o seu condomínio a evoluir ainda mais, trazendo sempre a melhor qualidade em nossos produtos e serviços. Conheça mais sobre elas!

Equipe Mafra & Salgado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *