Assembleia de condomínio online: como fazer a sua!

A assembleia online de condomínio é uma ótima alternativa para você apresentar as suas pautas importantes para os condôminos. Descubra como organizar a sua!

Para resolver qualquer decisão ou pendência em um condomínio, é necessário realizar uma assembleia. No entanto, com o isolamento social, tem sido um pouco mais difícil de organizá-la.

Para contornar esse cenário, muitos síndicos estão vendo nas mídias digitais uma possibilidade para a realização dessas reuniões de forma online. Contudo, surgem muitas dúvidas de como realizá-la e qual é a sua legalidade.

No post de hoje da Mafra&Salgado, falaremos um pouco mais sobre elas, sua legalidade e te mostraremos como a assembleia online de condomínio é uma ótima solução para o seu edifício se ele enfrenta problemas presenciais e organizacionais. Confira!

A assembleia online de condomínio é legal?

A primeira dúvida que temos ao se tratar deste método, é se ele é ou não permitido por lei. Essas reuniões são obrigatórias e, por conta da Pandemia, em maio de 2020 foi aprovado um projeto de lei, de número 1.179/2020, que ficará até o final da epidemia do COVID-19 no Brasil.

Tomada a partir do cenário em que estamos vivendo, essa PL, dentre outras coisas, obriga, caso precisar, a realização da assembleia online de condomínio, além de ter em seu texto também a flexibilização da relação de devedores de aluguel, tornando proibida a ordem de despejo durante esse período.

Como realizar a sua assembleia online de condomínio?

A realização da assembleia online de condomínio poderá ser através de um sistema, fornecido pela administradora do seu edifício, que fará a contagem da presença e a contabilização dos votos.

Contudo, é importante seguir algumas dicas para sair tudo como o esperado e resolver as pendências e decisões que precisam do aval de seus condôminos. São elas:

  • Na hora de iniciar a reunião, você pode começar com pautas mais tranquilas, que não gere muitas discussões, para que haja uma grande aceitação delas por parte dos condôminos;
  • Para realizar a votação, você também pode optar por um certificado digital para cada morador. Assim, ficará mais fácil de fazer a contagem dos votos e ver quem participou ou não da reunião;
  • Para a realização dessa assembleia, você também pode alterar a convenção do condomínio. Todavia, será preciso da aprovação de pelo menos 2/3 dos condôminos.

Quais são as principais vantagens de realizar essa assembleia de forma virtual?

Existem diversas vantagens e benefícios para a realização das assembleias online de condomínio, mas as principais são:

  • Maior participação dos condôminos: Realizando uma assembleia virtual, a participação dos moradores aumenta, uma vez que eles poderão participar e opinar mesmo estando em outro ambiente, como no seu trabalho ou quando estiver viajando;
  • Agilidade nas decisões: Em uma assembleia presencial, é muito comum os condôminos começarem a discutir e sair um pouco do foco de suas pautas. Contudo, quando estão em um ambiente virtual, não haverá muito espaço para conversas paralelas, o que trará mais agilidade e objetividade nas decisões deles;
  • Economiza tempo e dinheiro: Quando realizamos a assembleia de forma virtual, os moradores não precisarão estar presentes, o que economizará tempo, proporcionando mais agilidade na tomada de decisões. Além disso, você também terá uma economia de dinheiro, uma vez que evitará gastos com o aluguel e a compra de materiais necessários para a sua realização;

A assembleia online de condomínio vem sendo adotadas por diversos edifícios para tomar as suas decisões mesmo em épocas de epidemia. Ela ajuda a agilizar as decisões, economiza bastante tempo, dinheiro e ainda protege os condôminos para não se contaminarem com o vírus, caso algum dos moradores esteja com ele.

Por isso, neste momento de crise, ela é a alternativa ideal para a aprovação de pautas necessárias em seu condomínio.

Equipe Mafra&Salgado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *