7 dicas de como encantar os seus condôminos!

Os moradores do seu condomínio reclamam bastante acerca dele? Essas 7 dicas vão te ajudar a encantar os seus condôminos e deixá-los ainda mais felizes!

Lidar com os moradores de um condomínio muitas vezes pode ser um pouco difícil. Os síndicos precisam estar sempre dispostos a gerir conflitos entre eles da melhor forma possível, atendendo a seus pedidos e muitas vezes ouvir suas reclamações acerca das taxas condominiais ou de alguma pendência ou multa que aquele morador tem.

É difícil mantê-los sempre contentes e satisfeitos por completo com a gestão e os outros moradores do condomínio.

No entanto, manter os moradores felizes é muito importante para obter uma boa gestão e organização no condomínio.

Por isso, viemos dar algumas dicas de como você pode lidar com os condôminos e mantê-los encantados e felizes com a sua gestão.

1 – Tenha transparência nas contas do condomínio

Uma das coisas que o síndico mais recebe reclamação provavelmente é o valor da taxa condominial. Os moradores do condomínio muitas vezes não aceitam e reclamam do tanto que é pago, mesmo que não seja uma quantidade muito alta.

Isso acontece porque muitos condôminos não sabem o que está incluído nessa taxa e nem dos gastos do condomínio. Por isso, é importante manter a transparência e deixar claro cada uma das contas e o que é dividido nas taxas condominiais dos moradores, pois, assim, eles entenderão o valor que é cobrado e você conseguirá encantar os condôminos com a transparência na sua administração condominial.

2 – Realize reuniões e assembleias para decidir os projetos do condomínio juntos

Dentro de um condomínio há uma democracia, afinal, você foi um síndico eleito por votos de uma assembleia para representar e tratar de assuntos dele e de seus condôminos.

Então, é importante que você organize e realize reuniões e assembleias com os moradores de seu condomínio para decidir pautas e projetos referentes a ele, pois isso trará mais confiança a sua administração e conseguirá encantar os seus condôminos ao demonstrar a importância da opinião deles para a realização dos projetos discutidos.

3 – Dê ouvidos aos seus condôminos

Além do voto para os projetos que você quer aprovar, os moradores de seu condomínio também precisam ser ouvidos acerca dos feedbacks que eles têm sobre o lugar onde moram.

Para isso, o ideal é que nessas reuniões separe sempre um tempinho para as opiniões dos seus condôminos. Eles poderão fazer uma crítica construtiva, dar sugestões do que pode ser mudado ou acrescentado, que podem ser muito importantes para o sucesso do condomínio, afinal, todas as ideias de um projeto são formadas por um conjunto de outras ideais que centralizaram e formaram uma única, então é sempre bom escutá-los.

Se você ouvir os seus feedbacks e realizar algumas mudanças que podem ser feitas, os seus moradores ficarão felizes com as suas sugestões sendo colocadas em prática.

4 – Aprenda a Gerir conflitos entre os condôminos

Em um ambiente de convivência entre muitas pessoas sempre haverá algum tipo de conflito, seja por causa da vizinha ou vizinho que nunca está contente com o lugar dos móveis e fica mudando-os de lugar todas as noites, fazendo barulho e incomodando o morador do andar debaixo ou dos vizinhos que brigam todos os dias e acordam metade do edifício em que moram.

Sempre haverá conflitos e para encantar os condôminos com a sua administração é importante saber geri-los sendo, acima de tudo, imparcial para ambos os lados.

5 – Cobre as multas e pendência de moradores

Devido alguns moradores desrespeitarem algumas regras do condomínio (das quais você tem que deixar claras em todas as reuniões condominiais) gera algumas multas para eles, mas muitos se recusam ou esquecem de pagá-las e isso pode acabar prejudicando o seu orçamento e, se não cobradas, pode até dar uma sensação de impunidade que pode se refletir aos outros moradores.

Por isso, é importante que você cobre essas multas e pendências para que os seus condôminos vejam o quão é boa e firme a sua administração, conseguindo, assim, a admiração deles sobre sua gestão.

6 – Seja cortês na hora de realizar as cobranças

Cobrar as multas e pendências é muito importante, entretanto você precisará ser cortês na hora de realizar essas cobranças para que os seus condôminos não se sintam constrangidos ou gere alguma situação conflitantes entre vocês.

Essas situações conflitantes entre condômino e síndico podem prejudicar o relacionamento entre todos os moradores do condomínio e, às vezes, acabar prejudicando reuniões, discussões sobre projetos, entre outros.

Por isso, a cortesia é essencial na hora de cobrar uma multa e, ainda assim, encantar os condôminos com a sua administração.

7 – Dê a autonomia da portaria para os seus condôminos também

É uma situação às vezes um pouco estressante para os moradores e para os porteiros de seu condomínio terem que atender os visitantes e estarem constantemente ligando para o interfone ou celulares de seus condôminos para ver se eles liberam a sua entrada, principalmente quando este tem muitas visitas no dia.

Uma ótima solução para resolver essa situação um tanto quanto estressante é implantar uma portaria autônoma ou híbrida em seu condomínio.

Nas portarias autônomas os condôminos e funcionários cadastrados tem o controle em seu celular sobre a portaria do condomínio, podendo reconhecer e liberar a entrada de seus visitantes pelo dispositivo, evitando assim, a necessidade de o porteiro ficar ligando para ele.

Outra alternativa é a implantação de uma híbrida, que pode trazer todos os benefícios de uma autônoma junto com os de uma comum, deixando um porteiro para quando tiver mais movimentação em seu condomínio.

Além de dar toda autonomia para os seus moradores, esses tipos de portaria vão ajudar a reduzir custos e despesas no orçamento, podendo, ainda, diminuir nas taxas condominiais, encantando e deixando seus condôminos mais felizes!

Gostaram das nossas dicas? Conheça um pouco mais sobre esse tipo de portaria virtual e confira mais dicas que deixamos no nosso blog!

Equipe Mafra & Salgado

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